terça-feira, 26 de outubro de 2010

O País do Futebol?


Todo brasileiro acredita que o seu país é o país do futebol. Mas por quê? Por que nossa seleção ganhou cinco copas do mundo? Por que o jogador considerado o Rei do Futebol é brasileiro? Por que aqui são revelados os jogadores mais notáveis que atuam na Europa? Claro, são esses e muitos mais os motivos que nos comprovam essa afirmação.

O nosso futebol é composto de grandes times, com grande significação no cenário mundial, onde várias edições do maior torneio de clubes do planeta, o “Mundial de Clubes”, foram vencidas por eles, sendo os mais recentes em 2005 pelo São Paulo Futebol Clube e em 2006 pelo Sport Clube Internacional. Nesse ano teremos a chance de trazer mais um título desses para o nosso país, já que o vencedor da edição de 2006 da Libertadores, venceu esse ano novamente e disputará o título do mundial.

Não entrei nesse assunto por acaso. Os brasileiros devem, SIM, se orgulharem pelo mérito nos concedido, e preservar, zelar por ele. Mas não é o que acontece. Das seis maiores torcidas do planeta, times brasileiros marcam presença em três posições. Sendo a do Flamengo com 33 milhões, Corinthians com 24 milhões e São Paulo com 15 milhões, segundo o site da FIFA, que sempre estão presentes nos estádios, apoiando o time, nos centros de treinamentos, na diretoria, criticando, enfim... Participam da “vida” da equipe. Mas o que alguns torcedores fazem que não deveria ser feito, é, na saída do estádio praticar a violência, sair quebrando o patrimônio público, agredir o torcedor do time adversário e acabar com a ordem pública.

E porque eu estou falando disso? Porque pessoas saem feridas, morrem por atos como esses, que deveriam ser abominados pelas gigantescas torcidas organizadas, e não incentivados... Não estou afirmando que torcidas do Corinthians, Flamengo e São Paulo têm feito isso, estou afirmando que isso é um problema que abrange todas as torcidas, organizadas ou não, que deveriam por em prática as políticas corretas, para que atos como espancamentos, mortes, massacres não fossem cometidos. Para sermos o real país do Futebol, isso não deveria ocorrer, pois, é o que mancha essa notória marca que foi  adquirida ao longo do século XX.

Se você pratica atos como esses, pense que você está colaborando com a violência e envergonhando um país que têm total orgulho de ser o país do futebol e abomina suas “brincadeiras” que só trazem desgosto e destroem a moral de um povo inteiro.

Se gostou, comente... Se não gostou, paciência! Não estou aqui pra te agradar, mas, pra expor minha opinião ;)

Valeu :)

3 comentários:

  1. ótimo texto, além de bem escrito, retrata a ralidade e nos leva a reflexão, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Gustavo, seu blog é muito bom, e desde já quero dar-lhe os parabéns, Sou Antonio Batalha portugues e gostava de lhe fazer um convite: Tenho um blog Peregrino e servo, e se desejar fazer parceria me deixava muito honrado em tê-lo como meu amigo virtual, claro que vou retribuir. Obrigado e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  3. Fotebol deveria ser um divertimento, mas parece que se está a tornar um campo de batalha tanto dentro como fora do campo.
    António
    Peregrino E Servo

    ResponderExcluir